22 outubro, 2014

A pressa é inimiga do bom senso



Todo lugar tem fila. Você vai à padaria comprar pão, tem que esperar sua vez pra ser atendido. Você vai ao mercado fazer compras, tem uma fila imensa nos caixas. Você vai ao hospital, tem que esperar horas e horas. Você vai ao banco e adivinha? Tem uma fila enorme esperando por você. E você perde minutos, horas, compromissos e até o ônibus porque tem que esperar a sua vez.

Mas se tem uma coisa que eu aprendi é: Todo mundo odeia esperar! Até ai tudo bem, eu também odeio esperar - mesmo porque eu tenho milhões de coisas pra fazer, assim como você - mas isso não me dá o direito de fazer o que eu bem entender. “Mas onde é que essa doida tá querendo chegar?”

Você está tendo uma conversa agradável com alguém, quando do nada chega uma terceira pessoa interrompendo o assunto para falar algo. Isso não seria um problema se a pessoa ao menos pedisse licença, o que nunca acontece. Esses dias eu estava reparando em como as pessoas necessitam de urgência. Furam fila, correm pra pegar o ônibus, olham para o relógio impacientes. Eu também tenho pressa, acredite, mas eu sei esperar a minha vez.

Eu estava desabafando com a minha amiga quando de repente chegou uma menina sem um pingo de educação e disse a ela: “Fulana, você copiou a matéria da prova?”. Peraí! Não sei o que os seus pais te ensinaram, mas até onde eu sei é uma tremenda falta de educação se intrometer na conversa alheia. A pessoa já julga o assunto dela mais importante que o seu e não tá nem aí se está interrompendo algo importante.

Está com pressa? Fale outro dia. É urgente? Peça licença. Está com tempo? Espere. Parece que tem gente que tem pressa para ter mais tempo de ter pressa. Gente que atravessa sinal amarelo, que levanta para ser o primeiro a se servir, que não dá tempo de ouvir o outro numa conversa e dá sua resposta antes de escutar toda argumentação. Que fura fila, que ultrapassa pela direita, que esbarra no caminho, que não olha para trás.

Tem gente que tem pressa até para passear. Que, quando chega a um lugar, já quer ir para outro. Que corre tanto, que nem nota o que está no caminho. Que passa pelas belezas sem olhar para elas. Tem tanta pressa para viver, que nem vive, passa pela vida apressadamente. Que não percebe os filhos crescerem, os cabelos ficarem brancos, os frutos amadurecerem, os amigos partirem, a influência e o poder acabarem. A primavera chegar. Vivem com tanta pressa, que não tem tempo para viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar usando seu nome: Comentar como > Nome/URL > Coloque seu nome > Comente > Publicar.